Histórico

O Projeto de Extensão Universitária DESOL, surgiu em 2009, como ECOSOL, a partir de demandas apresentadas no Fórum de Economia Solidária de Joinville e Norte Catarinense. Submetido pelo Departamento de Design da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) ao edital interno de Extensão Universitária e aprovado nesse mesmo ano para início em 2010, o Projeto DESOL é apoiado pelo Instituto Consulado da Mulher e Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho.

Em 2010, primeiro ano de atuação do Projeto ECOSOL, foi promovido capacitações para um público de aproximadamente 60 pessoas, dentre as quais algumas instrutoras da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho (FMDR 25 de Julho), educadores sociais do Consulado da Mulher, empreendedoras independentes, grupos e associações.

O primeiro ano teve como objetivos principais promover a qualificação e valorização da produção artesanal dos participantes do Fórum de Economia Solidária de Joinville e Norte Catarinense por meio de práticas conceituais e ferramentas projetuais do design; e exercitar o potencial criativo de homens e mulheres para a valorização da produção artesanal de Joinville e Norte Catarinense.

No segundo ano de atuação do ECOSOL o repasse de práticas conceituais e ferramentas projetuais do design aos constituintes do Fórum de Economia Solidária de Joinville e  Norte Catarinense para o aprimoramento e promoção dos produtos artesanais continuou. Gerando assim, maior oportunidade de aprofundamento em conceitos de design e a possibilidade de propor novos tipos de produtos.

No ano de 2012 se observou que eram inúmeras as solicitações de que os conteúdos tivessem desdobramentos em saídas de campo e práticas reflexivas consistentes, além da necessidade de atendimento a uma nova demanda, constituídas por novos participantes de entidades que ainda não tinham conhecimento da existência do projeto. Por esse motivo se viu necessário criar duas frentes para realizar tais trabalhos, a primeira, com o grupo de remanescentes, cujo intuito permaneceria em aprofundar os conhecimentos em conceitos de design e propor novos tipos/possibilidades investigativas e, uma segunda turma, que teria através do Projeto ECOSOL, os conhecimentos básicos associados ao design, dentro dos conteúdos propostos no primeiro ano de atuação.

Os objetivos desse ano eram: refletir, reconhecer e recontextualizar práticas de artesania na relação com o design, de modo a atender às demandas apresentadas pelos parceiros e participantes do Fórum de Economia Solidária de Joinville e Norte catarinense, voltadas para o aprimoramento de seus produtos.

Em 2013, o Projeto ECOSOL foi reestruturado para atender duas frentes: o assessoramento pontual aos empreendimentos em artesania através do Projeto DESOL e, ainda, em parceria com o Departamento de Gastronomia da Univille, foi criado o projeto SOLABOR, o qual, dentro dos mesmos moldes iniciais, capacita empreendimentos voltados à alimentação. Ambos trazem, na sua essência, a estrutura do ECOSOL, embora apresentem algumas particularidades.

O Projeto DESOL traz uma proposta mais pontual no que se refere ao atendimento direto aos empreendimentos em artesania, consequência de sua própria maturidade, percebida ao longo de quatro anos, que tem resultado em trabalhos específicos junto a cada um dos assessorados e, consequentemente, um olhar voltado especificamente para os empreendimentos e seus processos de artesania.

Em 2014, As parcerias têm sido ampliadas e, a cada nova edição do projeto, antigos e novos parceiros têm acreditado e investido nas propostas apresentadas.

No que se refere à cidade de Joinville, o Projeto DESOL ultrapassa os limites físicos da universidade, indo ao encontro de uma necessidade atinente ao desenvolvimento local. Além dos assessoramentos que tem sido feitos, uma nova proposta foi feita ao projeto, o acompanhamento mais próximo da equipe do DESOL com as Prefeituras Municipais da região (Araquari, Barra Velha, Itapoá e São Francisco do Sul).

Este ano o DESOL quer promover o estímulo e qualificação permanente de iniciativas voltadas ao design social com foco em artesania, fomentando a geração de trabalho e renda.